Um projeto que chama a atenção graças a proposta de descentralização e acesso ao teatro por parte da população do interior, em cidades que muitas vezes não têm teatro, é o projeto “Comitiva Cultural – Teatro em Comboio por Mato Grosso do Sul – MS”, que apresentará 14 espetáculos diferentes, gratuitamente, percorrendo nove municípios, são eles: Caminhos da fronteira: Laguna Carapã e Itaporã; Caminho dos Ipês: Rochedo e Rio Negro; Costa Leste: Inocência e Selviria; Rota Norte: Paraíso das Águas e Camapuã, e Campo Grande, Capital do MS.

Um exemplo para outras cias teatrais de outros estados, sem dúvida. O Notícias do Teatro procurou a produção, sediada em Campo Grande, capital do MS, a fim de saber qual a expectativa da turnê pelo interior. “Nossa expectativa, além de potencializar o fomento, difusão, intercâmbio, formação interna e de público, também é a descentralização da circulação da produção teatral para o interior e neste interior para regiões mais periféricas de cada local, como as áreas rurais por exemplo. A estimativa é que em cada apresentação tenhamos em média um público de 150 à 300 pessoas. E talvez, metade delas nunca tenham acessado uma apresentação teatral”, declarou Fernanda Kunzler, produtora executiva e atriz.

Para Yago Garcia, proponente do projeto, está sendo um grande prazer levar essa diversidade de espetáculos para o interior de Mato Grosso do Sul. “Procuramos escolher municípios que não costumam ter acesso a produção cultural. Muitas pessoas da plateia estarão assistindo um espetáculo de teatro pela primeira vez. São trabalhos lindos que com certeza, vão emocionar e ficar na memória de crianças e adultos”, afirma Yago Garcia.

A Comitiva Cultural levará em cada cidade dois espetáculos diferentes e uma Roda de Conversa dos grupos junto à comunidade sob o tema “Teatro e Educação – um diálogo imprescindível”.

Em Campo Grande com todos os grupos envolvidos por meio de um Cortejo Teatral pela cidade seguido de um Seminário sobre Linguagem, Estética, Sustentabilidade e formas de trabalho dos grupos. Todas as apresentações são gratuitas. O projeto é realizado por meio do FIC/2022 Fundo de Investimento Cultural, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Rota das cidades

A rota foi definida pelo projeto levou em consideração a distribuição das regiões do Mato Grosso do Sul, e que possuem pouco ou nenhum acesso a produção teatral do Estado, seja por estarem geograficamente fora dos eixos identificados de produção teatral, ou por serem de difícil acesso e mobilização. Além disso, são cidades que possuem significativa população rural e que possuem maiores desafios de acessar arte e cultura local.

Grupos Teatrais

São sete grupos que participam do Comboio: Circo do Mato, Flor e Espinho, Florescer do Cerrado, Fulano Di Tal, Identidade Cultural, Imaginário Maracangalha e Teatral Grupo de Risco. Cada grupo participa com dois espetáculos diferentes de seu repertório, num total de 14 espetáculos dos mais variados temas e estilos. O lançamento do projeto acontece nesse sábado, dia 09 de março, às 19 horas na sede do Teatral Grupo de Risco (Rua Trindade, 401, Jardim Paulista), com o espetáculo Do Bem Amado com o grupo Fulano di Tal.

A peça é livremente inspirada na obra “O Bem-Amado” de Dias Gomes, que conta a história de Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade de Sucupira do Sul, que tem como principal meta de governo a inauguração de um cemitério municipal. Com o apoio das irmãs Cajazeiras Dorotéa, Dulcinéa e Judicéa, mais a ajuda de seu secretário Dirceu Borboleta, a oposição de Neco Pedreira (dono do único jornal da cidade) e com os conselhos do Vigário da cidade, o prefeito precisa encontrar um meio para conseguir realizar sua meta.

Grupos e espetáculos:

– O Grandioso Mini Cirquinho e Os Corcundas com Circo do Mato;

Sinhá Rosinha e Tekoha com Imaginário Maracangalha;

– Bebê a Bordo e Varietê com Flor e Espinho Teatro;

– A Princesa Engasgada e Revolução com Teatral Grupo de Risco;

– Noivo por Encomenda e O Vil Metal com Identidade Teatral;

– Navegantes e Dona Arara com Florescer do Cerrado;

– Do Bem Amado e Guri Árvore com Fulano di Tal

Ficha técnica do projeto Comitiva Cultural:
Direção artística: Roma Román
Ator e coordenador: Yago Garcia
Atriz e Produtora Executiva: Fernanda Kunzler
Ator e Assistente de Produção: João Bosco Echeverria
Ator e facilitador: Ewerton Goulart
Ator e contra-regra: Fábio Umeda
Assessoria de Imprensa: Lú Bigattão
Comunicação visual: Helton Pérez Marques

(Fotos: Divulgação)


Descubra mais sobre Notícias do Teatro

Assine para receber os posts mais recentes enviados para o seu e-mail.