Hoje é o dia mundial do Teatro, 27 de março. A data foi adotada pelo International Theatre Institute, com sede em Paris, instituição criada pela Unesco, que visa impulsionar projetos e artistas, desde 1948. A instituição tem sua representatividade brasileira, o Instituto Internacional de Teatro – ITI – Brasil, presidida pelo brasiliense Jeff Fagundes, mestre em subjetividade negra em teatro pela UNIRIO.

Ao Notícias do Teatro, o presidente do ITI Brasil, Jeff Fagundes, falou sobre a data comemorativa, manifestando preocupação com a forma como a Inteligência Artificial – IA – está penetrando nos espaços criativos ocupados pelos artistas.

“A gente precisa proteger esses lugares, nós do ITI Brasil vamos levar essa pauta ao Ministério da Cultura, para se discutir uma regularização do uso da IA na economia criativa, na proteção dos seus empregos. Precisamos manter a dignidade dos artistas. Celebrar o dia mundial do Teatro é pensar que todos os artistas são trabalhadores, precisamos nosso povo bem alimentado e com dignidade, precisamos de espaço de formação para os artistas, para serem o que eles quiserem ser, preservando sua saúde mental, empregabilidade e capacitação”, disse o presidente da ITI.

Segundo Jeff Fagundes, a entidade reabriu as portas na em 2023, após estar fechada desde 2016, ele que já trabalhava com a entidade internacional desde 2016, no comitê de jovens artistas emergentes. No ano passado, 2023, na Caixa Cultural Rio, o ITI Brasil realizou a 3ª edição do Festival Internacional de Intercâmbio Teatral – NEAPFEST Brasil, durante oito dias, promovido pela Rede de Artes e Profissionais Emergentes (NEAP, sigla em inglês), que é um comitê do International Theatre Institute/Unesco (ITI/Unesco), gerando 200 empregos no Rio de Janeiro.

Aula de teatro em inglês, um dos projetos promovidos pelo ITI Brasil.

Apoio a artistas periféricos

O ITI Brasil funciona como uma embaixada no Brasil, na Candelária, centro do Rio, e tem como foco a capacitação de artistas periféricos, negros e LGBTQIA+, mapeamento dos teatros brasileiros, impulsionamento da economia criativa e a facilitação de acesso a recursos internacionais, além de o promover a diversidade cultural, a descolonização das artes e a internacionalização dos artistas brasileiros.

Jeff Fagundes contou que o ITI Brasil vai estar dando apoio a artistas brasileiros, graças parcerias com o Governo Federal, Instituto Goethe, entre outras instituições, a fim de facilitar o acesso a cooperações internacionais, fundos internacionais, intercâmbio, residências, que visem o desenvolvimento dos criadores e seus trabalhos.

“A gente está oferecendo aos artistas periféricos cursos de elaboração de projetos, cursos de inglês, francês e espanhol através de práticas teatrais, além disso vamos estar oferecendo apoio psicossocial, com dois psicólogos disponíveis para fazer atendimento online, ou em grupos de apoio em nossa sede, a preço social, e em dezembro a quarta edição do NEAPFEST”, revelou Jeff Fagundes.

(Fotos : ITI Brasil: da esquerda pra direita: Giulia Santos -Diretora de arte, Fernanda Chazan- Vice Presidenta, Jeff Fagundes – Presidente, Ândrea Cordeiro e Danuza Formentini – Analistas Culturais)


Descubra mais sobre Notícias do Teatro

Assine para receber os posts mais recentes enviados para o seu e-mail.