Por Francis Ivanovich:

Nos fundos de uma taberna, um misto de café e bar, o d’Omar, na Rua Direita, da cidade histórica de Tiradentes, MG, aconteceu a apresentação do clássico de Plínio Marcos, “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, interpretados pelos estudantes do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de São João Del Rei, Pedro Barsa e Rafael Morais, sob a direção de Reginaldo Bastos, como parte da programação da Mostra Tiradentes em Cena.

Nos fundos da Taberna d’Omar, em um espaço semelhante a um pátio, cercado por cadeiras de plástico, invadido por sons externos como música alta vinda de outro bar, foi montado o cenário rústico de um quarto de pensão barato onde os personagens Paco e Tonho, criados por Plínio Marcos, tentam sobreviver em meio a miséria e violência que os oprimem.

Nesse ambiente precário é inserida a plateia que experimenta o teatro em sua essência, sem truques, numa proximidade física que permite uma sinergia mágica, sendo ela tragada, como num buraco negro que nem a luz escapa, para o interior da trama, tornando cada espectador um pouco de Paco e Tonho, com suas angústias e esperanças

Há muito tempo eu não me deparava com uma montagem tão áspera e autêntica, um teatro tão vivo, visceral, numa entrega absoluta por parte dos dois bons atores, que a todo instante jogaram em cena numa cumplicidade e generosidade ímpar e emocionante, concedendo aos personagens organicidade contundente, verdade inquestionável.

A direção de Reginaldo Bastos é precisa, acertiva, e possibilita que os atores façam um percurso seguro sobre a brilhante dramaturgia de Plínio.

Teço aqui os melhores elogios a este ato de coragem e resistência desta montagem tão honesta que certamente agradaria ao autor.

Nesta noite, nos fundos de uma taberna, em Tiradentes, eu testemunhei um espetáculo teatral limpo e perfumado pela verdade.

Francis Ivanovich é jornalista, dramaturgo e cineasta, criador e diretor do Prêmio Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio, e editor geral do Notícias do Teatro.


Descubra mais sobre Notícias do Teatro

Assine para receber os posts mais recentes enviados para o seu e-mail.