O Teatro da Pedra, grupo teatral que nasceu em 2015, que atua em toda a região de São João Del-Rei e Tiradentes, Minas Gerais, lançou campanha na plataforma Benfeitoria para angariar recursos, a fim de possibilitar sua viagem a Cuba, para poder participar do XXI Congresso Mundial e Festival de Artes Cênicas da ASSITEJ Internacional – Vozes de um Mundo Novo, ao qual foi selecionado, e que será realizado em Havana, entre 23 de maio e 02 de junho. 

Segundo o diretor, Juliano Pereira, o grupo já arrecadou 35% do necessário, através da plataforma Benfeitoria, e garante que o Teatro da Pedra viajará para Cuba de qualquer maneira. ” Sim. Nós vamos. A única dúvida é devendo quanto!”, afirmou em tom bem humorado.

O Festival é considerado um dos mais importantes do mundo na categoria “teatro para infância e juventude”, na qual o Teatro da Pedra tem longa história, com trabalhos como o processo de criação de Okàn, a nova peça teatral infanto-juvenil da companhia. No vídeo abaixo, veja como você pode apoiar o Teatro da Pedra,

Okàn

O espetáculo Okàn narra a história de uma família preta vivendo no interior de Minas Gerais. A neta, ao sentir a proximidade da morte de sua avó, mergulha em uma viagem em torno de sua origem, seus ancestrais africanos, suas histórias, seus costumes e sua cultura.

Cena de Okàn (Foto de Vinícius Cruz).

A peça fala sobre escravização, decolonialidade e ancestralidade, temas que unem toda a América Latina e Caribe. “O espetáculo exigiu de todos nós um mergulho nas culturas africana e afro-brasileira, além das próprias experiências dos atores e atrizes com seus ancestrais”, afirma o diretor da companhia, Juliano Pereira. 

No Brasil, Okàn encantou o público nas 83 vezes em que já foi encenado, desde a sua estreia, em 2023. Em Cuba, porém, quem assistir ao espetáculo, batizado de “Desmontagem Okàn”, viverá uma experiência diferenciada: o próprio processo de criação da peça é que se revelará no palco.  

Durante o evento, o Teatro da Pedra também participará da residência artística “Teatro, comunidade e cultura local”, em que o diretor, Juliano Pereira, e as atrizes, Fernanda Nascimento e Elis Ferreira, irão compartilhar as experiências do grupo com arte-educação no interior do Brasil.

Para apoiar acesse: https://benfeitoria.com/projeto/teatrodapedravaipracuba


Descubra mais sobre Notícias do Teatro

Assine para receber os posts mais recentes enviados para o seu e-mail.