Por Francis Ivanovich:

Esta semana, ocorreu um fato lamentável, que me entristeceu bastante no Site Notícias do Teatro. A notícia sobre a morte do ator Sami Bordokan, que atuava no espetáculo “O Profeta”, teve uma audiência altíssima, superando todas as matérias até hoje publicadas no site.

Eu fui o responsável pela publicação sobre a perda repentina do artista, que trabalhava com um grande amigo, o diretor Luiz Antônio Rocha. Avisei ao Luiz que fizera um registro respeitoso sobre o falecimento.

Para minha triste surpresa, o sistema que gerencia o site avisou nossa equipe que havia um tráfego anormal de acesso online. Não tardou para descobrirmos o motivo, era a notícia sobre a morte do artista, a mais lida.

Audiência a esse preço não vale ser comemorada, pelo contrário, causou uma profunda reflexão, e cheguei a pensar em me afastar do site.

Me perguntei se a morte vale mais do que a arte, o teatro, para os leitores? A gente se esforça pra dar voz ao Teatro, mostrar iniciativas importantes, como os artistas que trabalham arduamente para essa arte tão viva e incrível, e nos deparamos com essa situação.

A partir de agora, o Notícias do Teatro não mais noticiará a partida de mais ninguém. Não somos abutres, ter audiências às custas do sofrimento, do escândalo ou da morte de alguém, não nos interessa.

A arte, o teatro, são vida,  já a morte, que é uma coisa natural da existência, não será tratada por nós como produto midiático que visa audiência, e estatística a ser convertida em grana, publicidade. Esta é a posição oficial do Notícias do Teatro.

Viva o Teatro, Viva a vida!

Francis Ivanovich é o editor-chefe do Notícias do Teatro.


Descubra mais sobre Notícias do Teatro

Assine para receber os posts mais recentes enviados para o seu e-mail.