Nesta sexta-feira ,14 de junho, estreia no Teatro Glauce Rocha – Funarte, Centro do Rio, o espetáculo “Eu, Romeu”, com direção artística, dramaturgia e pesquisa de movimento de Cecília Viegas, que tem Marcos Camelo no solo narrativo a partir de uma dramaturgia autoral que transita pela sua própria vida: homem pardo, periférico, nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro. O ator traz à cena a história de heróis perdedores, daqueles que fazem o que podem com o que são e que – com honra, dignidade e bom humor –, ousam sonhar, lutar e quase sempre perder. 

A encenação mistura música, teatro e circo em comunicação direta com a plateia, com a finalidade de um teatro de extrema intimidade com cada pessoa. O “Eu” no nome da peça pode ser, também, qualquer um dos indivíduos que compõem a plateia e se sintam representados. Assim, a tragédia mais amada de Shakespeare “Romeu e Julieta” se mistura à recorrente tragédia dos subúrbios do Rio de Janeiro. Transpor essas barreiras equivale a uma verdadeira odisseia, uma constante luta desigual para afirmar sua potência, alcançando objetivos e sonhos.

O espetáculo foi premiado em vários festivais pelo Brasil, e já circulou por 10 cidades faz sua primeira temporada na Cidade do Rio de Janeiro, de 14 a 29 de junho, no Teatro Glauce Rocha – Funarte, Centro do Rio, a 50 metros da Estação Carioca do Metrô, com ingressos a preços populares e intérprete de Libras em todas as sessões.

“A inspiração para o espetáculo partiu do quanto estão estruturados na sociedade os sistemas pré-determinados que impõe limites aos cidadãos devido a sua ascendência, a cor de pele, CEP e cultura”, declara Marcos Camelo.

Serviço

Teatro Glauce Rocha – Funarte

Endereço: Av. Rio Branco, 179, Centro, Rio de Janeiro

Em frente a Estação Carioca, do Metrô Rio

Capacidade de público: 204 lugares

Temporada: 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28 e 29 de junho de 2024.

Sextas e sábados às 19h e domingos às 18h.

Valor do ingresso: 20 reais (inteira); 10 reais (meia entrada)

Horário da bilheteria: Quarta à domingo das 14h às 19h

Vendas antecipadas pelo Sympla

Duração: 60 minutos

Classificação:  14 anos

Todas as sessões serão com uma tradutora de Libras.

(Foto de Sílvia Patrícia)


Descubra mais sobre Notícias do Teatro

Assine para receber os posts mais recentes enviados para o seu e-mail.